Literatura Portuguesa, Peixoto

Morreste-me de José Luís Peixoto

Plot summary:
Morreste-me, texto que deu a conhecer o jovem escritor José Luís Peixoto, é uma obra intensa, avassaladora e comovente: é o relato da morte do pai, o relato do luto, e ao mesmo tempo uma homenagem, uma memória redentora.

Review:
Bem, tenho que começar por dizer que este foi o primeiro livro que reli na minha vida toda. Quando chegamos ao final, aliás, a cada página que avançamos as palavras vão-nos fugindo cada vez mais depressa. Nunca tinha lido nada de José Luís Peixoto, tinha alguns na fila e decidi começar pelo Morreste-me. Só o título já nos deixa bastante curiosos, não acham?

Esta é uma leitura que mexe mesmo connosco e quando a acabamos ficamos completamente atordoados! Sem palavras mesmo!
Peixoto conta-nos a história da morte do pai, conta-nos também o antes, mas principalmente o depois desse acontecimento. Fala-nos muito sobre a questão da memória… Demonstra como as memórias não estão apenas na nossa cabeça, mas também em objetos, em sítios… Como tudo fala depois de já não termos presentes os nossos entes mais queridos.

Tudo o que te sobreviveu me agride.

Numa das reviews do GoodReads li a descrição perfeita para resumir tudo o que este livro é: “Este livro dói.”. Para mim foi muito difícil escrever alguma coisa sobre esta leitura, o livro tem mesmo que ser lido por todos. Os momentos descritos, a dor, a morte, a vida, são tão avassaladores.

A escrita deste autor é incrível e muito acessível e nunca deixa de cativar! Apetece-nos mesmo ter os post-its e marcar cada frase que vamos lendo.

Aconselho esta leitura a todos, não a deixem passar!
Classificação: 5 estrelas GIGANTES!

Comments

comments