Fantasia, Ficção, Martin, Review

A Guerra dos Tronos (As crónicas de Gelo e Fogo #1) de George R. R. Martin

Plot summary:
Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.

Review:
Bem, depois de muito pensar e de ler muitas críticas positivas a esta história decidi ler o primeiro livro.

Neste livro não conhecemos apenas a família Stark e os dramas que estão a enfrentar, mas também conhecemos os Lannister, os Arryn, os Tully, etc… e logo começamos a apercebermos de quem gostamos mais e, para mim, foram mesmo os Stark. A família Lannister irritou-me bastante durante a leitura, ganhei logo um ódio de estimação por eles.

No início tinha o receio de não conseguir acompanhar a grande quantidade de nomes/famílias presentes neste livro, mas revelou-se um livro acessível e, se tivermos uma leitura atenta, nunca nos perdemos. Um ponto bastante positivo deste livro é que, se realmente nos perdemos, temos no final um glossário de todas as personagens.

As personagens que mais gostei e com quem senti empatia foram: a Arya, o John Snow e o Tyrion. Este último desconfio que seja a única pessoa de jeito da casa Lannister. E, para ser sincera, não gostei muito da Senhora Catelyn, achei-a bastante arrogante e maldosa. 
No geral todas as personagens estão bem caracterizadas e apesar de falarem pouco sobre os sentimentos de cada uma sentimos mesmo que as ficamos a conhecer.

A leitura deste livro surpreendeu-me muito, foi fluída com capítulos pequenos e sempre com algum acontecido que prendia logo a minha atenção.

Achei fantástico este mundo que George R. R. Martin criou, é um mundo bastante sólido. A forma como o ambiente e as personagens são descritas faz com que a história seja funcional. A sua escrita agarra-nos do início ao fim e anseio por começar o próximo livro.

O que ainda acrescenta mais a esta história e o que faz com que mereça as 5 estrelas é o facto de cada capítulo abordar sempre uma personagem diferente. Este fator permite-nos ter diferentes perspetivas de um mesmo evento.

Recomendo vivamente!

Comments

comments