Ferrante, Ficção, Literatura

A Amiga Genial de Elena Ferrante

Plot summary:
“A Amiga Genial” é a história de um encontro entre duas crianças de um bairro popular nos arredores de Nápoles e da sua amizade adolescente.
Elena conhece a sua amiga na primeira classe. Provêm ambas de famílias remediadas. O pai de Elena trabalha como porteiro na câmara municipal, o de Lila Cerullo é sapateiro.
Lila é bravia, sagaz, corajosa nas palavras e nas acções. Tem resposta pronta para tudo e age com uma determinação que a pacata e estudiosa Elena inveja. (…)

Review:
Bem, houve uma altura em que toda a gente andava atrás deste livro e eu quis saber a razão e, por isso, decidi lê-lo.

Esta é uma história de duas amigas, Elena e Lila, que se conhecem desde pequenas. A relação delas, para mim, é um pouco esquisita, parece sempre que a primeira vive em função da segunda. A Elena passa a vida a querer agradar a sua amiga Lila, durante toda a leitura vamos rezando para que ela se aperceba que a amizade tem de partir sempre dos dois lados.

O contexto social em que estas vivem é muito violento e, para ser sincera, foi um ponto que me surpreendeu bastante. Não estava nada à espera destas situações tão violentas.
Presenciamos também as diferenças entre classes sociais, onde uns podem continuar os estudos até ao liceu e outros têm que deixar a escola muito cedo para ajudar os pais no trabalho ou em casa. É um tema muito interessante, hoje em dia estudar é uma coisa normal e até obrigatória, mas antigamente não se dava essa importância ou não existiam meios económicos para que os filhos continuassem a estudar.

Neste livro existem muitas personagens e, por isso, até temos um índice para conseguirmos acompanhar quem é quem. Confesso que no início recorri a este índice, mas depois à medida que a história avança vamos memorizando toda a gente e já não precisamos dele.
Nesta review, vou apenas avaliar as personagens principais, a Lila e a Elena. Não simpatizei nada com a Lila, não gostei da forma como esta tratava a amiga e, por vezes, até me apetecia chamá-la à razão. Mas o mesmo aconteceu com a Elena, apesar de gostar dela, também me apetecia chamá-la à atenção pela forma como a amiga a tratava e como esta se deixava ser tratada.

A primeira coisa que nos vem à cabeça quando acabamos este livro é “QUEM É A AMIGA GENIAL?”. Existe uma parte do livro que nos dá uma resposta a esta pergunta, mas penso que esta resposta seja para nos deixar a pensar. Não vos explico a razão porque não quero dizer mais do que devia, mas se já leram digam-me o que acharam!

Dei 4 estrelas, esta foi uma leitura bastante acessível e fluída! No entanto, algumas partes custaram mais a ler devido à pontuação, penso que pode ser culpa da tradução, como sabemos com as traduções perdemos sempre alguma coisa.

Comments

comments