Banda desenhada, Melo, Review

Os Vampiros de Filipe Melo, Juan Cavia (Illustrator)

Plot summary:
Guiné, Dezembro de 1972. Em plena guerra colonial, um grupo de soldados portugueses é destacado para uma operação secreta no Senegal. Porém, à medida que vão sendo consumidos pela paranóia e pelo cansaço, esta missão aparentemente simples vai transformar-se num verdadeiro pesadelo. Embrenhados na selva, estes homens terão de contar com sucessivos demónios – os da guerra e os que trouxeram consigo.

Review:
Bem… tudo o que tenha como tema a guerra colonial torna-se logo interessante para mim. É um tema que que faz parte do meu percurso académico e gosto de ler sempre mais sobre o assunto.

Nesta banda desenhada, muito bem ilustrada, encontramos um retrato da guerra colonial e das suas vítimas. Aqui são retratados os dois lados: os combatentes portugueses e os locais.

O mais interessante é o conceito que encontramos aqui, o conceito de doença mental. As pessoas podem não morrer na guerra, mas esta fica com elas a vida toda.
Quanto ao título, que acaba por enganar quem olha pela primeira vez, à medida que vamos lendo apercebemo-nos que a verdadeira questão centra-se nos demónios: Quem são? Onde estão? Existem a um nível físico ou mental?

Em relação às ilustrações, estão muito bem feitas e agarram mesmo o nosso olhar. Estas são uma boa contextualização para aquilo que estamos a ler. Adorei!

5 estrelas! Em certas partes esta banda desenhada consegue deixar-nos mesmo desconfortáveis, por isso, acho que está muito bem conseguida.

Comments

comments