Dostoiévski, Review, Romance

Noites Brancas de Fiódor Dostoiévski

Hoje trago-vos mais um livro de Dostoiévski, porque Dostoiévski nunca é de mais!

Plot summary:
Numa noite luminosa, numa ponte sobre o rio Neva, um sonhador depara-se com uma mulher em lágrimas. Petersburgo está mergulhada em mais uma das suas noites brancas, um fenómeno que faz as noites parecerem tão claras quanto os dias e que confere à cidade a atmosfera onírica ideal para o encontro entre essas duas almas perdidas.

Neste livro começamos por conhecer o sonhador, sem nunca sabermos o seu nome. Este vive em Petersburgo e sente que nunca teve uma plena inserção na sociedade, ao longo da narrativa vamos assinstindo à forma como lida com a sua solidão. Nos seus passeios pela cidade apercebe-se que as casas, as ruas, os sítios são os seus únicos amigos e não propriamente as pessoas.

É muito interessante perceber que por ser uma personagem tão solitária acaba por criar grandes fantasias, é nos seus sonhos que encontra a mulher ideal e acredita que esses sonhos um dia irão-se tornar realidade.
Num dos seus passeios encontra uma rapariga a chorar, a Nástienka, com quem inicia uma conversa que acaba por ter grandes proporções, pois há muito tempo que não falava assim com ninguém. Ao ouvir a história de Nástienka acaba por se apaixonar por ela e sonha um dia ser correspondido.

Durante as quatro noites que passam a conversar, cada um conta a sua história, trocam ideias e sentimentos e falam de amor. Este sabe que o amor pode não ser correspondido mas, mesmo assim, esta simples troca de sentimentos provocou no sonhador uma grande felicidade. Uma felicidade que nunca sentiu naquela cidade e que, mais tarde, tornou-se apenas uma recordação.

Em comparação com o livro Crime e Castigo onde encontramos uma preocupação social, neste encontramos um grande romantismo. Dostoiévski demonstra como a sociedade tem uma crença no amor como uma fonte geradora de felicidade.

Este autor nunca desilude e torna-se obrigatório na nossa estante!

Partilhem as vossas opiniões nos comentários!

5 estrelas!

Imagem

Comments

comments