Ferrante, Quit, Review, Romance

História do Novo Nome de Elena Ferrante

 

Plot summary:
Este romance continua a história de Lila e Elena, tendo como pano de fundo a cidade de Nápoles e a Itália do século XX.
Lila, filha de um sapateiro, escolhe o caminho de ascensão social no próprio bairro e, no final de A Amiga Genial, vemo-la casada com um comerciante. Elena, pelo contrário, dedica-se aos estudos.
Ambas têm agora 17 anos e sentem-se num beco sem saída. Ao assumir o nome do marido, Lila tem a sensação de ter perdido a identidade. Elena, estudante modelo, descobre que não se sente bem nem no bairro nem fora dele.
No início, vemos Elena a abrir um caderno de notas onde Lila fala sobre a vida com o seu marido e as complicadas relações com a Mafia e os grupos neofascistas, que invadem os bairros com as suas proclamações.
Lila e Elena hesitam entre a tendência para a conformidade e a obstinação em tomar nas suas mãos o seu destino, numa relação conflitual, inseparável mistura de dependência e vontade de autoafirmação, em que o amor é um sentimento «molesto» que se alimenta do desequilíbrio até nos momentos mais felizes.

Review:
Raramente desisto de um livro, mas neste foi mesmo o que aconteceu.
Ha pouco tempo li o primeiro livro desta sega, A Amiga Genial, e até lhe dei uma boa cotação. No entanto, a personagem Lila irritou-me bastante até ao ponto de ter vontade de a chamar a atenção em voz alta.

É importante frisar que esta é apenas a minha opinião, esta leitura não resultou comigo, mas pode resultar com outras pessoas.

Neste segundo livro, História do Novo Nome, continuamos a acompanhar a amizade de Lila e Lenu que, para mim, não evoluiu nada. Quando comecei este segundo volume estava com uma atitude positiva de que esta amizade ia mudar para algo positivo, mas estava bem enganada. A Lila continua a tratar a Lenu como se fosse uma pessoa inferior e a Lenu continua a deixar sujeitar-se aos comportamentos da amiga.

A forma de ser da Lila ainda me irritou mais nesta segunda leitura, sabemos que ela não teve, nem tem, uma vida fácil, mas nada justifica a forma como ela se comporta. Mas o resto das personagens também não contribuíram muito, porque todas agem como se nada se passasse. Eu sei que esta é uma história de outros tempos, mas esta amizade não tem qualquer fundamento, eles odiam-se mais do que gostam uma da outra. A solução seria mesmo cada uma seguir o seu caminho e ponto final.

Durante a leitura senti que estava a ler uma história sobre más pessoas e não uma história de uma amizade. Senti também que esta história não tem qualquer desenvolvimento, parece que ficam parados no tempo, apesar de serem mais velhos do que no primeiro livro.

A escrita e o desenvolvimento do segundo volume é muito semelhante ao primeiro, temos o mesmo tema que, para mim, se tornou impossível de seguir. Não tentei apenas ler, tentei também o áudio book para ver se conseguia pelo menos chegar ao final da história, mas das duas vezes fiquei a meio. Algumas das situações são mesmo desagradáveis e, por isso, desisti do livro e desta saga.
Não me quero alongar muito mais para não deixar spoilers, mas friso mais uma vez que é só a minha opinião.

Classifiquei apenas com uma estrela no GoodReads! 
Podem encontrar este livro aqui!

Comments

comments