Ficção, Lichtarowicz

The first book of Calamity Leek de Paula Lichtarowicz

Plot summary:
Books tell you what to believe.
Books explain the world around you.
What if a book had been written to explain a world constructed for you?
What if that world suddenly fell apart?
Calamity Leek needs a new book, but she’s going to have to write it herself.

Review:
Quando acabei este livro a minha primeira reação foi “O QUE É QUE EU ACABEI DE LER?”, mas isto num bom sentido. Não tinha quaisquer expetativas quando comecei ler e acabou por se revelar uma grande surpresa.

Esta história é narrada por Calamity Leek, uma menina que foi criada num ambiente fechado, estranho e muito diferente daquilo a que estamos habituados. Os primeiros capítulos são um pouco confusos, mas a partir do momento em que nos apercebemos do mundo em que a Calamity vive, tudo se torna mais claro.

Calamity vive com as irmãs e uma tia e todas seguem os mesmos passos. Têm um livro, o Appendix, que contém toda a informação que devem seguir num pequeno mundo em que habitam. À medidas que vamos avançando na leitura vamos sabendo os conceitos que estão presentes no livro. Esta é uma das partes mais interessantes, entendemos como aquele ambiente foi pensado e criado. Para elas tudo aquilo é normal, nem imaginam que para lá de onde vivem há pessoas a viver de outra forma.

A parte que mais gostei foi mesmo toda a história em volta do que existe para além dos muros da casa destas irmãs. A tia transmite-lhes a ideia de que existem os demonmales e que estes lhes podem fazer mal, por isso, elas nunca devem ir além do muro. Este livro é incrível, a forma como a Calamity está envolvida naquele mundo e mesmo nas situações em que algumas das suas irmãs se apercebem que alguma coisa não está bem, ela nunca deixa de acreditar naquilo que a tia lhe transmitiu.

O que encontramos neste livro é mesmo uma forma/perspetiva de criar e ver o mundo em que vivemos. É tudo uma questão de interpretação daquilo com que lidamos todos os dias. À medida que avançamos para o final toda a história fica esclarecida, mas, para mim, o final ficou no ar, como um mistério. Isto porque fiquei curiosa, gostava mesmo de saber quais foram os passos seguintes da Calamity.

Aconselho mesmo este livro! É uma leitura muito acessível e está tão bem escrita, é estranha e amorosa ao mesmo tempo. Para nem falar também da grande reviravolta que esta história dá!

5 estrelas!

Podem comprar aqui!

Comments

comments